A pintura laca em móveis traz sofisticação e versatilidade aos projetos de arquitetos e designers de interiores. Sendo um dos itens mais queridinhos da decoração, este acabamento extremamente resistente e durável proporciona muita personalidade e elegância a qualquer ambiente. Mas, para alcançar esta qualidade, é fundamental produzir seus móveis com profissionais especializados.

A pintura laca em móveis, além de ser um elemento sofisticado e versátil, é amplamente utilizada nos móveis devido a sua resistência e durabilidade. Sendo um dos itens mais queridinhos da decoração, essa substância utilizada desde o século VI a.C para deixar os móveis mais requintados, teve seu grande boom nas decorações da década de 1970 e desde então se manteve como tendência, proporcionando personalidade e elegância a qualquer ambiente.


Pintura laca para móveis: saiba tudo sobre esta técnica

Para fazer a pintura em laca, o processo conta com algumas etapas. A primeira delas é o lixamento, que deixa a superfície uniforme e corrige todas as imperfeições. Em seguida é feita a aplicação do primer, que dá aderência ao material e traz resistência à tinta. Por fim, é feito o tingimento com uma tinta semelhante a das pinturas automotivas (cuja resistência e durabilidade é inquestionável). Feita em várias camadas com uma pistola a aproximadamente 30 centímetros de distância do móvel, evita-se que a tinta escorra ou fique desuniforme.

Para ter segurança no acabamento da pintura em laca, é fundamental que esse processo seja feito por profissionais especializados. Marcio Megiolaro, fundador da Formas Marcenaria, é especialista nesse tipo de acabamento e aprendeu as técnicas durante o período em que viveu no Japão. Ele, assim como os arquitetos e designers mais experientes do ramo, conhecem muito bem as vantagens e desvantagens desse tipo de acabamento. Vamos então a elas?

Exemplo de pintura laca móveis em itens para sala de estar
projeto: @stdarquitetura | execução: @formasmarcenaria | imagem: @cesarcinato.fotografia


Vantagens da pintura laca em móveis

Possibilita a criação de móveis em diversas cores

Arquitetos e designers experientes sabem que ao laquear a madeira é possível acrescentar uma cor específica, ajustando a peça ao estilo desejado, seja ele clássico ou contemporâneo. A ampla gama de cores permitidas por este acabamento oferece, portanto, maior liberdade para a criação do projeto e viabiliza sua personalização.

A versatilidade das cores na tinta laca para madeira permite ao designer, por exemplo, optar por algo mais colorido que proporcione uma decoração mais jovem e moderna ao ambiente. Nesse caso, muitos deles vêm optando pela pintura laca em móveis estratégicos, que servem como pontos de cor, em contraste com o resto da decoração que permanece mais clean.

Já a opção pelos tons mais neutros — como o branco, o bege e o cinza — também são recorrentes pois, além de proporcionarem amplitude ao espaço, também trazem sofisticação e são muito frequentes em projetos mais minimalistas.

Por fim, também é possível utilizar várias tonalidades ou até cores distintas no mesmo móvel. A ousadia, neste caso, pode proporcionar um resultado de destaque impactante, com muita personalidade à sua decoração.

projeto: @marciafeitosa.interiores | execução: @formasmarcenaria | imagem: @cesarcinato.fotografia


É uma pintura com alta durabilidade e resistência

Como a laca é aplicada em várias camadas e é uma tinta que possui uma espessura maior, ela acaba protegendo a madeira dos móveis, tornando-os mais resistentes. Mas os melhores arquitetos e designers também sabem que essa resistência tem níveis que variam conforme o tipo de acabamento utilizado.

A pintura laca fosca, por exemplo, pode ser considerada menos resistente do que a finalização com alto brilho. Contudo, se feita com tinta de microtextura, ela se torna extremamente resistente a riscos e possíveis sujeiras que venham a cair sobre o móvel.

Além disso, vale lembrar também que, diferente de outros tipos de acabamento, a pintura laca em móveis permanece como nova durante anos, sem amarelar ou desbotar.

projeto: @fucsiaarquitetura | execução: @formasmarcenaria | imagem: @estudiounique


Desvantagem: a pintura laca realmente encarece o móvel?

Quando se pensa em pintura em laca, logo se associa a um móvel de alto custo. Isso porque, como falamos, são necessárias várias etapas para a realização do serviço, o que exige uma equipe bem treinada e um maior tempo para a execução do móvel.

Além disso, existem alguns fatores que requerem cuidado extremo da equipe que executa o serviço. Ter uma cabine de pintura, por exemplo, é necessário para que as camadas de tinta sejam aplicadas de modo uniforme e livre de qualquer sujeira que possa interferir na qualidade final do produto. E mesmo a temperatura ambiente também pode influenciar no acabamento da pintura. Por isso, pode ser necessária uma estufa para secagem do produto.

O detalhado processo de aplicação da laca pode tornar este acabamento um pouco mais caro. Contudo, vale lembrar que a Formas Marcenaria, pelo alto grau de especialização e a alta demanda por esse tipo de móvel, consegue bons valores nas tintas. Além disso, a técnica exclusiva da Formas torna a pintura mais ágil e simples. Assim, o preço final da pintura em laca fica mais competitivo, sendo possível inclusive adquirir móveis laqueados por valores mais acessíveis do que os confeccionados em folha de madeira.

projeto @misarquitetura | execução: @formasmarcenaria | imagem: @raulfonseca


Bons profissionais fazem a diferença

Lembre-se sempre que, para atingir um resultado satisfatório na pintura em laca, você precisa de mão de obra especializada, capaz de executar o que foi projetado. A qualidade dos materiais utilizados também é fundamental para garantir a durabilidade e confiabilidade de seus móveis. Bons arquitetos e designers estão sempre atentos a esses detalhes a fim de proporcionar o melhor aos seus clientes.

A Formas Marcenaria é especialista em pintura laca em móveis, oferecendo altíssima qualidade e um ótimo custo-benefício.

Você é arquiteto ou designer e está procurando um fornecedor para realizar seus projetos? Entre em contato e conheça o trabalho da empresa:

55 (11) 2356-5997

+ 55 (11) 94766-7006

contato@formasmarcenaria.com.br



VEJA TAMBÉM NO BLOG DA FORMAS

MÓVEIS EM LACA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ORIENTAR OS CLIENTES DA FORMA CERTA

3 SEGREDOS DOS GRANDES ARQUITETOS NA ESCOLHA DOS MÓVEIS PARA ÁREA GOURMET

SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― PARTE 1: VEJA COMO ESTE TRABALHO É MUITO MAIS QUE A CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO