As soluções em marcenaria vão além da produção de móveis. Elas podem ser aplicadas em outras áreas do projeto, trazendo funcionalidade e beleza para residências e empresas. Para falar sobre o assunto, que é extenso, preparamos uma série de dois artigos. Esse é o segundo. Acompanhe!



Se você acompanhou nosso primeiro post, já percebeu que a marcenaria vai muito além dos móveis que estão em um espaço.

Para explicar e exemplificar as possíveis soluções em marcenaria, continuamos aqui a conversa com a parceira da Formas Marcenaria, a designer de interiores Márcia Feitosa, formada pela Academia Brasileira de Artes e que atua desde 1996 na criação e gerenciamento de projetos residenciais, corporativos e comerciais.

Veja aqui mais algumas dicas que vão inspirar você e ajudá-lo a conhecer meios de aliar necessidade, funcionalidade e estética para a composição da decoração da sua casa, apartamento ou escritório.


SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 6: MARCENARIA NO TETO?! CLARO QUE PODE

Neste apartamento, a construtora entregou várias partes do imóvel em concreto aparente, (esta é uma característica marcante nos projetos desta empresa). Márcia aponta, que “no fundo dessa sanca redonda em gesso, por exemplo, você vê a laje com o acabamento de concreto aparente”. Esse tipo de revestimento, muito utilizado no estilo industrial, é bem impactante.

Teto com forma circular de concreto
Foto: arquivo pessoal Márcia Feitosa



Como esta área previa a criação de uma espécie de pub, um local para recepcionar amigos e familiares, a designer procurou trazer um ar mais intimista. “Já havia muito concreto nas paredes”, comenta ela. Por isso, para proporcionar equilíbrio estético, a escolha foi por uma solução em marcenaria.

Mas, a solução extrapolou o estético, auxiliando também na passagem da fiação das luminárias, ficando tudo escondido em cima do forro. A designer projetou um forro em réguas de 10 cm de largura e o dividiu em três partes, trabalhando cada parte com as réguas em um sentido. Isso valorizou muito a composição e o resultado é o que vocês conferem na imagem.

Feito em réguas de folha de madeira, o tom ebanizado (escuro) conversa perfeitamente com a madeira utilizada no mobiliário (mesa, bancada e cadeiras), dando unidade ao ambiente.

Márcia Feitosa gosta de desenvolver projetos muito detalhados e específicos e, encontra na Formas Marcenaria a parceira ideal para executá-los: “A Formas está sempre disposta a executar projetos diferenciados. Com o grande know-how da empresa, conseguimos viabilizá-los, tendo os acabamentos como constante preocupação. Sempre conversamos para discutir os detalhes de cada projeto”, comenta ela.

Solução em marcenaria com laca preta para cobrir teto de cimento
Foto: arquivo pessoal Márcia Feitosa



SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 7: REVESTINDO VIGAS

Neste outro projeto, temos a imagem da cozinha de um apartamento cuja sala é integrada.

Na integração de espaços muitas vezes acabam aparecendo algumas vigas estruturais. Neste caso, por exemplo, a viga estrutural foi revestida com folha de madeira, o mesmo material utilizado na sala, dando um ar mais sofisticado e incrementando o diálogo entre os espaços.

Para dar melhor acabamento às emendas das placas, temos a presença dos “bits”, que são essas frestas/frisos entre uma placa e outra.

Viga entre cozinha e salar de jantar revestida com marcenaria
Foto: arquivo pessoal Márcia Feitosa



SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 8: MIMETIZANDO PORTAS E UTILIZANDO CAVAS

Neste outro projeto Márcia propôs o revestimento completo em marcenaria de uma das paredes da sala, que segue mimetizando duas portas.

A pivotante, que está ao lado da televisão, leva para a área íntima. Já a da lateral esquerda é uma porta de correr que se desloca por trás do revestimento em madeira, dando acesso a um bar.

Mantendo a unidade do ambiente, foi feito também um painel de TV na mesma folha de madeira e um grande nicho branco emoldurando a televisão, o que permitiu embutir uma tela de projeção na parte superior.

Painel e portas de correr para a sala de estar sofisticada
Foto: @guitamburus/ @cabana_studio

Sala de estar com painel para televisão e portas de correr
Foto: @guitamburus/ @cabana_studio


Para deixar as portas bem discretas e auxiliar no efeito de camuflagem (o que deixa os ambientes mais sofisticados e amplos pela limpeza do seu desenho e visual), não foram utilizadas as tradicionais fechaduras. Optou-se pelo puxador em cava que é feito na própria madeira.

A escolha por este tipo de puxador vem sendo cada vez mais recorrente, não só em portas como também em armários. Isso porque, dependendo do material e do tipo, os puxadores podem ter um custo alto. E principalmente em ambientes como cozinhas e closet, que possuem armários com muitas portas, o valor dos puxadores pode “pesar” no orçamento final. Assim, os puxadores em cava também são uma ótima solução em marcenaria que além de lindos e funcionais, podem ser uma forma de economizar.

Porta de correr é uma solução em marcenaria funcional e de bom gosto
Foto: @guitamburus/ @cabana_studio



SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 9: MARCENARIA MULTIFUNCIONAL

Neste projeto de home office, Márcia nos conta que atrás do monitor foi produzido um painel em laca (da mesma cor da estante do lado direito) que possui uma chapa magnética, permitindo a utilização de ímãs para fixar e remover papéis com anotações, o que ajuda bastante no cotidiano de trabalho.

Já na área inferior da bancada temos o que é chamado de caixa de inspeção. Essa solução em marcenaria, de 8 a 10 cm de profundidade, e com portas, vem sendo cada vez mais recorrente em projetos de escritórios e home office. Isso porque ela promove um acabamento perfeito, escondendo todos os cabos de conexão entre o computador e a impressora que, neste caso, se encontram em lados opostos, mas permitindo o acesso fácil, no caso de qualquer eventualidade, desconexão ou manutenção.

Os escritórios também são ambientes que podem ser beneficiados pela marcenaria
Foto: @vilhora



SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 10: AMBIENTE CORPORATIVO TAMBÉM PODE SER ACONCHEGANTE

Por último, trouxemos um ambiente corporativo todo planejado pela Márcia e executado pela Formas Marcenaria.

Podemos ver a presença da marcenaria em vários itens: divisória vazada com ripas, painel da tv, mesa de trabalho coletiva (PLATAFORMA), divisórias em vidro com a moldura em madeira entre os computadores, armários e bancada.

A escolha por alternar entre itens de madeira maciça na cor branca e outros com folha de madeira permite que o ambiente de trabalho ganhe um ar mais agradável e aconchegante.

Escritório com bancada de trabalho branca e computadores
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



Por fim, vale lembrar que a utilização de painéis de madeira como divisor de ambientes pode ser uma ótima solução em marcenaria, pois permite ganhar alguns centímetros de espaço, já que paredes de alvenaria ou mesmo de drywall acabam ocupando mais espaço.

Pode não parecer, mas em espaços menores, cada centímetro faz diferença. Além disso, no caso abaixo, de um painel executado para dividir a área coletiva da sala de reuniões, foi utilizado uma manta acústica entre painéis para restringir a passagem do som e proporcionar maior privacidade.

Divisória de madeira, armário e nichos são as soluções em marcenaria presentes neste escritório
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa


E aí, gostou da nossa série sobre soluções em marcenaria? Então continue acompanhando as nossas dicas nos próximos posts.


VEJA TAMBÉM NO BLOG DA FORMAS

SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― PARTE 1: VEJA COMO ESTE TRABALHO É MUITO MAIS QUE A CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO

ESTANTE DE MADEIRA IDEAL PARA CADA AMBIENTE DA CASA