Há muitas soluções em marcenaria que podem ser utilizadas para aliar necessidade, funcionalidade e estética na hora de compor a decoração de um ambiente. Para falar sobre o assunto, que é extenso, preparamos uma série de dois artigos sobre o tema. Este é o primeiro. Acompanhe!

Muito além dos móveis, as soluções em marcenaria são essenciais quando se fala em decoração de ambientes. Para explicar e exemplificar, conversamos com a designer de interiores Márcia Feitosa, formada pela Academia Brasileira de Artes e que atua desde 1996 na criação e gerenciamento de projetos residenciais, corporativos e comerciais.

Dona de um estilo clean e avessa à exageros, a profissional que já participou do programa Casas Espetaculares, comandado pela jornalista Sevilha Nogueira, cria projetos atemporais, privilegiando a integração entre os espaços, com harmonia e aconchego. Para conseguir isso, Márcia recorre frequentemente a soluções em marcenaria.

Parceira da Formas Marcenaria (que executou todos os projetos que mostraremos a seguir), a profissional nos explica que “a marcenaria pode ir até onde sua imaginação permitir” e que pode, inclusive, ser a chave para aliar necessidade, funcionalidade e estética no seu imóvel residencial ou empresa.

SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 1: DANDO FORMA E ACONCHEGO AO AMBIENTE

Uma das vantagens de se contratar os serviços de uma marcenaria é que, diferente de quando se adquire móveis modulados ou planejados, ela permite a elaboração de estruturas sob medida, oferecendo maior flexibilidade e ampliando as possibilidades de criação, tanto formais quanto estéticas.

Nesse primeiro exemplo de solução em marcenaria, Márcia Feitosa nos mostra como criar portas sob medida permitindo que você saia de formatos padrões e faça composições com diferentes materiais. Aqui, na entrada desta casa, foi desenvolvida uma porta pivotante com a aplicação de um revestimento, nos dois lados: uma faixa de porcelanato (veja na segunda imagem que é o mesmo material utilizado no piso), o que proporcionou uma estética singular para a entrada da residência.

Porta pivotante branca como uma solução em marcenaria
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



Já na área interna, Márcia optou pela aplicação da marcenaria com faixas nas paredes e painéis ripados no teto, que se desenvolvem numa estante com uma bancada na lateral esquerda. Mais à frente, revestiu duas colunas estruturais e incorporou nichos a elas, compondo linhas e uma espécie de moldura que envolve as áreas laterais da porta e dá forma a esse hall de entrada.

A folha de madeira foi a escolhida para este trabalho, porque ela traz um acabamento mais natural e sofisticado do que o MDF.

Face interior de uma porta pivotante branca
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



Vale lembrar que itens em madeira normalmente trazem maior aconchego ao ambiente.  Nesse mesmo projeto, a designer ressalta que se tratava de uma sala bem ampla, com um pé direito alto e com muito vidro. “O ambiente inicialmente tinha uma sensação muito fria”, revela a profissional.

Nesse tipo de situação, a solução em marcenaria é uma ótima opção, pois a madeira traz uma sensação mais quente e acolhedora, o que ajuda a equilibrar os sentidos dentro do ambiente. Além disso, módulos e estantes vazadas podem delimitar ambientes grandes, ao mesmo tempo em que mantém a visualização dos demais espaços, preservando a sensação de amplitude.

Estante dividindo o ambiente, uma excelente solução em marcenaria
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



Ainda nesse projeto, veja também esse detalhe da continuidade dessa estante que dá espaço para um nicho, onde foi acomodado um quadro. Isso mostra como a marcenaria pode envolver o ambiente, trazendo textura às paredes e promovendo outras possibilidades de destaque para quadros ou objetos, por exemplo, gerando mais personalidade ao local.

Nicho para acomodação de um quadro
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa


SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 2: DELIMITANDO ESPAÇOS EM ÁREAS INTEGRADAS

Neste outro projeto temos uma sala com uma varanda integrada. Ao fundo é possível ver a vidraça do terraço do apartamento. Esse envidraçamento é enorme e deixava a sala bastante iluminada.

Aqui, Márcia Feitosa, optou por delimitar o ambiente da sala de uma maneira diferente, colocando um forro de madeira que envolve o teto e uma das paredes laterais, com painéis lisos e ripados, o que proporcionou mais aconchego ao espaço E PERMANECEU COM A ILUMINAÇÃO NATURAL.

Ao fundo, temos um aparador ― também executado pela Formas Marcenaria ― com uma adega embutida atrás da porta ripada e um tampo bandeja. Esse móvel foi desenhado especialmente para a área do terraço, em que os proprietários e convidados poderão beber, apreciar a vista e relaxar. Os materiais usados nesta peça foram laca e folha de madeira.

Painel para teto ousado
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



Vale lembrar que forros de madeira estão entre as ótimas soluções em marcenaria, mas são complexos e precisam ser bem executados para ter um bom acabamento.

As placas entram em partes, mas não podem ter desnivelamento. É preciso muito cuidado e atenção para que a superfície fique completamente plana e sem parafusos aparentes. Além disso, quanto menos massa for utilizada para unificar as placas melhor, pois com o tempo a edificação “trabalha” (ou seja, o prédio se movimenta) e as massas podem trincar e se soltar, gerando um aspecto desagradável. A Formas está sempre atenta a cada um desses detalhes para ter um resultado que permaneça impecável por um longo tempo.

Painel no teto é uma ótima solução em marcenaria para quem deseja sofisticação no ambiente
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa


SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 3: PAINEL DE REVESTIMENTO PARA EVITAR A QUEBRADEIRA

Nesse dormitório de casal, Márcia desenhou uma cabeceira especial executada pela Formas Marcenaria.

As placas, estofadas em couro, apresentam linhas verticais e diagonais. Elas têm em suas laterais, faixas finas de uma folha de madeira ebanizada (mais escura, compondo com uma bancada à frente da cama), que delimitam o espaço da cabeceira.

A ousada proposta é complementada por painéis em laca brilhante, criando um grande painel visualmente impactante.

Mas, além da estética, a designer ressalta que esses painéis são extremamente funcionais e podem ser ótimas soluções em marcenaria quando você precisa criar pontos elétricos e o cliente não quer ou não pode fazer quebradeira. “Você usa os painéis um pouco afastados da parede e os conduítes e fiação passam por trás”, comenta a profissional.

É um ótimo acabamento que, não apenas em dormitórios como também em outros ambientes, permite manter a simetria entre as tomadas dos lados direito e esquerdo.

Cabeceiras são soluções em marcenaria que completam o décor dos quartos
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa


SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 4: ESCONDENDO AS COLUNAS

Neste outro projeto, Márcia Feitosa nos conta que foi feita uma pequena reforma que utilizou parte da área da varanda para ampliar o dormitório. “Com isso, ficou aparente uma coluna na região atrás da cabeceira”, relata a profissional. Para solucionar e não deixar a coluna aparente, Márcia revestiu toda a área com marcenaria.

Na parte inferior, onde entra a cabeceira, foi feito um painel em MDF (para receber o estofado) com uma moldura branca para dar acabamento. Já na parte superior do painel, por ser uma região onde a madeira ficaria aparente, a escolha foi pela folha de madeira (carvalho) que trouxe maior sofisticação ao ambiente.

Além de esconder a coluna, a solução em marcenaria permitiu também a passagem de toda fiação elétrica de modo oculto e a aplicação das tomadas e interruptores no próprio painel estofado.

Cabeceira de cama com estofado cinza
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa


SOLUÇÕES EM MARCENARIA ― DÉCOR 5: ENVOLVENDO COLUNAS E PRESERVANDO OBJETOS

Neste outro projeto, Márcia nos conta que queria criar esse painel de madeira ripada para dividir ambientes da sala.

Logo ao lado dele, no espaço destinado a um pequeno home office, havia uma coluna, na lateral direita. A solução em marcenaria veio então envolvendo a coluna e criando uma estante de nichos para acomodar livros. Além disso, na bancada foi feita uma espécie degaveta para acomodar o teclado do cliente.

Tudo foi projetado na altura correta para que o cliente pudesse tocar o instrumento. Ao mesmo, a solução consegue proteger o equipamento, não o deixando exposto ao pó.

Cobertura de uma coluna e estante com nichos são as soluções em marcenaria da imagem
Foto: arquivo pessoal de Márcia Feitosa



E aí, você imaginava que era possível criar tantas soluções em marcenaria? E ainda tem mais. Continue acompanhando porque, em breve, publicaremos a segunda parte deste artigo com outras dicas.



VEJA TAMBÉM NO BLOG DA FORMAS

ESTANTE DE MADEIRA IDEAL PARA CADA AMBIENTE DA CASA